07/09/2008

A quem pertence todos os dízimo?



Deus deu todos os dízimos para a tribo de levi. “ Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.” (Nm. 18:21).
Todos os serviços do templo eram feito pelos levitas, menos os serviços relativo aos sacerdotes. A bíblia relata que os levitas recebiam todos os dízimos em Israel, e separavam apenas 10% para levar para o templo. ou seja, o sacerdote ou "pastor" só tem direito de receber 10% dos dízimos. “E o sacerdote, filho de Arão, deve estar com os levitas quando estes receberem os dízimos; e os levitas devem trazer o dízimo dos dízimos à casa do nosso Deus, para as câmaras, dentro da tesouraria.” (Ne. 10:38 / Nm. 18:25,26,28). porém, quando o Templo de Salomão foi construido, todos os dízimos eram levados para o templo. (Ml. 03:10). Mas, o pacto feito com levi continuava de pé, pois todos os dízimos pertencem aos levitas, os sacerdotes mesmo recebendo todos os dízimos no templo tinha que dar a porção de 90% dos levitas. Agora veja o que o sacerdote fez:

MALAQUIAS 02:
1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento e para vós.
3 Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e juntamente com este sereis levados para fora.
4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos.
5 Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome.
8 Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz o Senhor dos exércitos. Conclusão: Quebrar o pacto de Levi significa que os sacerdotes estavam roubando a porção (90%)dos levitas.


DÍZIMO como mandamento é um preceito da LEI de Moisés (Números 18:24), embora Abraão tenha dizimado antes da Lei, no lugar do número dos sacerdotes, os quais se encontravam nos seus lombos. (Hebreus 7:9/10). O Dízimo passou a ser um pacto (Deuteronômio 12:6/17), um contrato, entre Deus e os israelitas (Deuteronômio 14:22/28). Todavia, nem os gentios, e nenhum representante da Igreja de Cristo estavam lá para ouvir este pacto, ficando assim, a Igreja atualmente, comprometida com o dízimo. Porém, como Jesus cumpriu toda a lei (Romanos 10:4), ao estabelecer uma Novo Testamento (Hebreus 8:13), nem mesmo o judeu tem qualquer compromisso com a observância do Dízimo, uma vez convertido a Cristo. Os levitas foram os únicos autorizados por Deus, aqui na terra, segundo as Escrituras, a receberem dízimo (II Crónicas 31:5/6) e (II Crónicas 31:12); (Neemias 10:37) e (Neemias 12:44), não o Sistema eclesiástico atual.
Muitos irmãos indagam: “Mas porque Deus tem me abençoado, depois que tenho dado o dízimo?”
Ora, se a Palavra diz que Deus é misericordioso até com os maus (Mateus 5:45), quanto mais com um filho seu, que é generoso para contribuir na Obra do Senhor, mesmo que não tenha conhecimento real da profundidade desta contribuição, sendo o seu coração sincero diante de Deus, Deus o prosperaria independentemente do que ele oferta ou voto. Deus está mais interessado na misericórdia dos nossos corações, que nos sacrifícios de nossas mãos, como dito em (Mateus 9:13).
Foi extinto o sacerdócio levítico, que era da lei, para que um outro sacerdócio fosse levantado, segundo a Graça, Eterno (Hebreus 7:11/12). Somos livres em tudo, inclusive na forma de contribuir:
Não há limite de contribuição, é segundo o que você propõe no seu coração, vai de 1% a 100%. A obrigação do dízimo, não mais existe.(II Coríntios 9:7)

2 comentários:

  1. Anônimo9/10/10

    Quando devolvemos o dízimo, obedecemos o primeiro mandamento,ou seja, colocamos Deus em primeiro lugar, acima de todas as coisas, mostramos quem na verdade é o primeiro em nossas vidas, onde está o nosso coração, também estará o nosso coração.

    Obreiro Leandro IURD

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20/11/10

    A forma de contribuir para obra de Deus no Novo Testamento é com ofertas:

    (II Co. 09:7). "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria."

    Não existe tantos por centos. Lembre-se, Jesus só recebeu ofertas. Jesus não recebeu dízimo.

    ResponderExcluir

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.