07/09/2008

O DÍZIMO DE ABRAÃO


O que é dízimo voluntário de Abraão?
HEBREUS 07:
1 Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.

O dízimo voluntário de Abraão do “despojo da guerra” (o lucro da guerra).
Ló, um homem muito rico, morando nas vizinhança de Sodoma, no lugar errado, no momento errado, cai nas garras do rei Quedorlaomer, que lhe confisca todos os bens.
Lá nos carvalhais de Manre, Abraão toma conhecimento dos fatos. Confabula então com seus amigos Manre, Escol e Aner. Criam uma tropa de elite com trezentos e dezoito bravos guerreiros. Todos criados em sua casa. E saem em perseguição a Quedorlaomer. A vitória é esmagadora. Todos os cativos, “homens, mulheres e o povo” (Gen. 14:16) são libertados. Todos os “DESPOJOS” recuperados.
Acontece então uma cena impressionante. Melquisedeque, rei de Salém, a Terra da Paz, nação dos Jebuseus, aproxima-se de Abraão e o abençoa. Melquisedeque era Sacerdote do Deus Altíssimo. Talvez um símbolo do Messias. Um Sumo Sacerdote do Deus verdadeiro saído dentre os “gentios”! Até aí nenhuma novidade. Mais tarde outras escolhas deste tipo aconteceriam. (Balaão, por exemplo, era um profeta com poder para abençoar e amaldiçoar nada menos que o povo escolhido de Deus, sendo ele mesmo um amonita).
Abraão então organiza os despojos recuperados. Contabiliza tudo. Parte dos despojos pertencia aos reis de Sodoma e Gomorra. Uma outra parte a Ló e uma outra parte se referia ao “custo operacional da guerra”. Devolve tudo aos seus legítimos donos. Mas, antes de fazê-lo, calcula o dízimo sobre o valor destes despojos (o lucro da guerra) e paga-o ao Sacerdote Melquisedeque.
Pagar é um termo muito pesado. O texto bíblico diz que Abraão deu o dízimo de tudo. Não do seu patrimônio, mas dos despojos recuperados na guerra. (Ver Hebreus 7:4).
Abraão DEU o dízimo. A obrigatoriedade dizimista só começaria a existir na era levítica. (Veja o contraste das expressões contidas em Levíticos 27:30-33; Números 18:24; Deuteronômio 14:22-29). Quem usa o exemplo de Abraão como fiel dizimista, não está atento a vários detalhes:

a) Abraão deu o dízimo do excedente que ele tinha conquistado na guerra. (Hebreus 7:4).

b) Muitas das posses que ele recuperou pertenciam a Ló (Gênesis 14:16).

c) A maior parte dos despojos pertencia aos reis de Sodoma e Gomorra (Gênesis 14:11)

d) Nada pertencia a Abraão, que se recusou a tomar qualquer coisa para si. (Versos 21-24)

e) A lei dos dízimos (Levíticos 27:30-31) exigia dízimos em forma de coisas produzidas pela terra: grãos, gado. Em nenhuma parte fala para dizimar despojos de guerra.

f) Após a guerra, Abraão ficou com o mesmo “patrimônio” que possuía antes. Não houve acréscimo de renda. (Gênesis 14:24). Portanto ele deu o dízimo perfazendo um caminho inverso da orientação teológica apresentada em nossos dias, que manda dizimar rendas, ganhos e lucros.

g) Os despojos de guerra incluíam serem humanos, escravos capturados do exército inimigo. Deveriam as nações hoje “dizimar” os prisioneiros de guerra?

h) Para que o dízimo de Abraão tenha o mesmo significado dos dízimos cobrados hoje pelas igrejas cristãs, ele teria que ter ficado com os outros 90%. Que dizimista é este que dá 10% para o Sumo Sacerdote e os outros 90% para um rei pagão, descontando apenas o custo operacional da guerra?

i) Jesus nunca recebeu dízimos. Se Melquisedeque simbolizava a Cristo, por que não encontramos relatos de pessoas dando dízimos a Jesus durante Seu ministério aqui na Terra? Não é Ele o Sumo Sacerdote da Ordem de Melquisedeque? Como ousam os líderes religiosos hoje exigir dízimos aos seus fiéis na qualidade de sacerdotes sucessores de Melquisedeque, se o nosso Sumo Sacerdote Jesus não fazia assim? E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

16 comentários:

  1. Anônimo26/10/08

    Excelente o seu comentário, Roberto, principalmente no que diz respeito à comparação entre os sacerdócios de Jesus Cristo e Melquisedeque.
    Só dá o dízimo atualmente quem não ainda não é cristão, pois o cristão está livre do lei do dízimo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/7/09

    sim uma duvida minha estou pesquizando a Palavra .E sobre o sábado ?não faz parte da Lei?e segundo o que vi escrito esta assim ,que qualquer que não cumprir tada a Lei é maldito,se eu abraçar o sabádo e não cumpreir o resto?sendo que a lei é impotente para salvar,e devemos guardar o sabado que é cristo!sim..mais sim cristo,não o dia da semana pois Deus descançou em cristo que é a graça,e cristo veio para cumprir a lei que é o cordeiro sacrificado para perdão da humanidade..???????

    ResponderExcluir
  3. Anônimo29/12/09

    Sobre o comentário acima:
    "sim uma duvida minha estou pesquizando a Palavra .E sobre o sábado? não faz parte da Lei? e segundo o que vi escrito esta assim ,que qualquer que não cumprir tada a Lei é maldito,se eu abraçar o sabádo e não cumpreir o resto?..."
    -----------
    Você mata? Rouba? Adultera? Adora imagens de esculturas? Tem algum Deus além do nosso?
    Se sua resposta for NÃO a pelo menos uma das perguntas acima, ENTÃO VOCÊ JÁ GUARDA PARTE DA LEI. E deve guardar o resto, porque "quem guarda toda a Lei e tropeça em algum ponto se torna culpado de todos".
    Ou você prefere matar, roubar, adulterar e adorar outros deuses só para não guardar o sábado?

    Saudações

    ResponderExcluir
  4. Moisés também escreveu os dez mandamentos no livro da lei. Êxodo 20, é uma página do livro da lei. Toda a lei está regtistrada no livro da lei. Mas a lei possui 613 mandamentos e foi dada para guardar completa. O livro da lei de Moisés é o livro da lei de Deus. (Ne. 08:1,18).

    Se o seu pastor lhe ensinou guardar apenas os dez mandmaentos ele está quebrando a lei. Nos dez mandamentos não contém o mandmento dízimo, Não faça acepção de pessoas, amáras ao teu próximo como a ti mesmo, amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração.

    O Novo Testamento não divide a lei em duas. Lá está escrito a lei, e para não deixar dúvidas diz toda a lei.

    Para mais informações entre no xglobo e deixe um recado na caixa verde.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/9/10

    sera porque que Jesus tinha um tesoureiro no meio dos discipulos?ja que não recolhia dinheiro.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/10/10

    Quem disse que Jesus não recebia dinheiro? O ministério de Jesus foi mantido por dinheiro sim.
    Esta página trata do fim do dízimo, não das ofertas.

    01) A casa do tesouro era um depósito que fica ao lado do templo. Local onde era estocado Trigo, azeite, Ovelhas, bois e etc.
    02) A casa do tesouro de Jesus era uma bolsa, onde era colocada as ofertas voluntárias. Observe que na bolsa de Jesus não caberia uma ovelha.

    *Jesus recebeu ofertas, mas não recebeu dízimo.
    *JESUS NÃO RECEBEU DÍZIMO.
    *OS DISCÍPULOS NÃO RECEBERAM DÍZIMOS.
    *O APÓSTOLO PAULO NÃO RECEBEU DÍZIMO.
    *DE MATEUS A APOCALIPSE A IGREJA DE CRISTO NÃO RECEBEU DÍZIMO.
    *SE NEM JESUS RECEBEU O DÍZIMO, POR QUE OS PASTORES ESTÃO PEDINDO O DÍZIMO.
    *A LEI CESSOU NA CRUZ. MATEUS 23:1,2,23 ESTÁ ANTES DA CRUZ ESSES VERSÍCULOS ESTAVAM EM VIGOR ATÉ A CRUZ.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/10/10

    As 613 leis(mitzvot)são preceitos,obrigações a fazer,porém jamais ninguém conseguiu cumpri-la,e era fraca e inútil, ai as pessoas várias e várias vezes na vida ter que levar um animal p/expiar um pecado, uma transgressão, por isso Deus nos deu gratuitamente a graça, a salvação através do sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus.Agora na Nova Aliança,toda a lei se resume em dois:amar a Deus acima de todas as coisas, e a segunda ao próximo como a ti mesmo..pronto, vc não vai querer fazer mal a ti mesmo não é? Hj tudo se passa no coração e é espiritual,mudou a lei e o sacerdócio levítico não existe mais, pois nos somos feitos sacerdotes REAL p/Deus.leiam hebreus 7

    ResponderExcluir
  8. Luiz Antonio7/11/10

    De tudo o quanto observado, não há fundamento para exigir dízimos, mas apenas ofertas, sempre pacíficas e voluntárias, sem esse profissionalismo que caracteriza as tesourarias das igrejas. A sinceridade e a voluntariedade sao medidas por Deus, e nunca pelo pastor. Assim, a depender do caso concreto, Deus pode esperar todo o nosso patrimônio ou apenas parte dele. Mas jamais exigirá que nós demos um valor percentual e nos esqueçamos da bondade, do amor, da misericórdia. Deus é para além de genial. Os homens, aproveitadores, ambiciosos e acomodados. E que Deus nos livre daqueles que extorquem em nome de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22/4/15

      cara as ofertas também faz parte da lei, por isso mesmo o novo testamento está todo errado. nao deveria nem colher ofertas na igreja do primeiro século. essas pessoas que dizem que dizimos era porque os levitas nao tinham herança estao enganando a vocês, pois em numeros afirma que Deus estabeleceu os levitas para ministrar na tenda da congregação por isso mesmo receberiam dizimos. atentem-se pessoal que em deuteronomio 35 verso 29 ali está presente os dons que foram estabelecidos por DEUS , conhecidos por Dons de socorro. ou seja, os bispos deveram ser socorridos agora pelos irmaos das igrejas de Cristo. o interessante é que em algumas versões da biblia aquelas ofertas do antigo testamento eram voluntarias, ou seja movidos de coração entregavam ao sacerdote. se Jesus acabou com dizimos, as ofertas também deveriam acabar, vao dizer que as ofertas agora é para socorrer oa pabres e viuvas, mas no AT Testamento também ja socorriam os pobres e viuvas com os dizimos. Entao atualmente as igrejas não podem mais fazer caridade, socorrer viuvas , ajudar aos pobres.

      Excluir
  9. Resposta para “A ULTIMA COLHEITA”
    O dízimo é uma ordem, é lei.
    Deus está tendo misericórdia de você. Porque não podemos guardar apenas parte da lei. Observe: (Gl. 03:10,12). “Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
    ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá.”
    JOSUÉ 23:6 Esforçai-vos, pois, para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés, para que dela não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/4/13

      e vc cumpre tudo q esta escrito ou acha q so pagando o dizimo esta bom ?

      Excluir
  10. Resposta para “A ULTIMA COLHEITA”

    O dízimo é uma ordem, é lei.

    Quem dar dízimo ainda está debaixo da lei: ROMANOS 03:
    19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;

    Quem está na graça oferta porque tem o fruto do Espírito. O amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PORQUE JESUS NÃO RECEBIA DÍZIMO ? LEIA H8;4

      Excluir
  11. Anônimo12/11/11

    Em 1 Cor 9.13 o apóstolo Paulo faz o requerimento do sustento do ministério e usa a figura do "templo". Essa figura do templo dos levitas indica que deveria, pelo menos a Igreja de Corinto, ser sustentado por dízimos e ofertas (se levarmos em conta o sistema da lei), mas agora no Espírito da Lei de Cristo; com liberalidade, 10% das primícias de toda a renda (vide PROV.). No entanto foi uma instrução "embriã"; se desenvolveria com o tempo, apesar das recomendações iniciais serem indicadas com ofertas voluntárias ou até venda de propriedades.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo25/2/12

    DEUS abençoe este blog.
    vejam este vídeo explicativo sobre o dízimo: http://www.youtube.com/watch?v=unBLA1GpXAQ

    ResponderExcluir
  13. Anônimo24/12/18

    Abraão deu o dizimo dos despojos que Ele adquiriu das nações que Ele derrotou na guerra. Despojos eram: Ouro, prata, jóias preciosas, vasos de ouro, vasos de prata, vasos de ferro, vasos de cobre, vestes, armas, alimentos, gado, escravos. O dízimo de Abraão não foi voluntário, por que a Bíblia diz que até Levi pagou dízimo através de Abraão, se pagou é por que estava devendo.O dízimo de Abraão foi diferente do dízimo dado aos levitas, mas tanto os despojos da guerra com os produtos agrícolas produzido pela terra formam concedidos pelo Senhor Deus.

    ResponderExcluir

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.