07/09/2008

Deus criou dízimo em dinheiro?

Menu dízimo
Não pode haver maior equívoco do que presenciar em nossas igrejas pessoas sinceras colocarem uma certa quantidade de dinheiro dentro de um envelope, valor correspondente a 10% de seus ganhos e saírem satisfeitas achando que deram dízimos ao Senhor. Elas precisam aprender o que significa dízimo. Biblicamente falando.
Dízimo na Bíblia nunca está relacionado a dinheiro. Nunca. Nunca. Dízimo sempre está relacionado a comida, alimentos, produção agro-pecuária.
Não que não houvesse dinheiro nos tempos bíblicos. Algumas taxas para o Templo só eram aceitas em forma de dinheiro (Êxodo 30:14-16 e 38:24-31). O dinheiro era utilizado para comprar sepulturas (Gênesis 23:15-16). O dinheiro era usado para comprar bois para serem oferecidos em sacrifícios. (II Samuel 24:24). Era utilizado para pagar tributos vassalos. (II Reis 23:33,35). Era utilizado para comprar imóveis (Jeremias 32:9-11). Para pagar salários (II Reis 22:4-7). Para fazer câmbios (Marcos 11:15.17). O próprio Jesus foi vendido por dinheiro.
Entretanto, Deus estabeleceu que somente as pessoas ligadas à produção agro-pecuária deveriam trazer dízimos. Nem todos trabalhavam plantando ou criando gado. A Bíblia fala de várias outras atividades profissionais não ligadas a agro-pecuária:
Artesãos (Exôdo 31:3-5; 35:31-35; II Reis 16:10);
Padeiros (Gênesis 40:1-2; Jeremias 37:21; Oséias 7.4);
Carpinteiros (II Samuel 5:11; II Reis 12:11; II Crônicas 24:12; Esdras 3:7; Isaías 44.13; Mateus 13:55;
Cozinheiros (I Samuel 8:13; 9:23-24).
Guardas (II Reis 22:4; 25:18; I Crônicas 15:23-24; Jeremias 35:4);
Pescadores (Isaías 19:8, Jeremias 16:16; Ezequiel 47:10; Mateus 4:18: 13:48; Lucas 5:2)
Mestres-de-Obra (Rute 2:5-6; I Reis 5:16; II Crônicas 2:2,18; Mateus 20:8)
Ourives (Neemias 3:8, 31-32; Isaías 40:19; 41:7; Jeremias 10;9
Caçadores (Gênesis 10:9; 25:27; Jeremias 16:16)
Mercadores (Gênesis 23:16; 37:28; I Reis 10:15; Neemias 13:20; Mateus 13:45)
Músicos (I Reis 10:12; I Crônicas 6:33; 9:33; II Crônicas 5:12)
Alfaiates (Êxodo 28:3; 35:25-26; II Reis 23:7; Proverbios 31:19; Atos 9:39)
Coletores de impostos (Daniel 11:20; Mateus 10:3; Lucas 5:27).
Estes trabalhadores não pagavam dízimos. Uma vez que os dízimos eram oferecidos somente em forma de grãos, ovelhas, gado, você consegue imaginar os profissionais acima comprando bois, vacas e cereais para participar das entregas dos dízimos? Onde está escrito na Bíblia que eles procediam assim? Se eles não produziam este tipo de riqueza não seria uma incoerência exigir deles dízimos de coisas que não eram legitimamente frutos de suas ocupações? Não há nenhuma citação bíblica de que os frutos do trabalho podiam ser cambiados ou compensados por ovelhas ou grãos a fim de se cumprir o procedimento dos dízimos.
É certo que nem sempre as pessoas eram pagas com dinheiro. Jacó trabalhou 14 anos para Labão e recebeu duas esposas como pagamento. Recebeu também ovelhas e bodes mais tarde. (Gênesis 29:15-30 e 30:32). Mas o assunto aqui em foco é mostrar que alguns profissionais recebiam seus salários em dinheiro como acontece hoje. Em II Reis 22:4-7 vemos os reparadores do Templo recebendo seus salários em dinheiro. Quem eram os reparadores do Templo? Carpinteiros, construtores, artesãos, pintores.
Em I Samuel 13-19:21 temos ferreiros ganhando seus honorários também em forma de dinheiro. Isto mostra que esta prática era conhecida e utilizada. E o que dizer das parábolas de Mateus 20:1-2 e Lucas 10:34-35 quando Jesus cita trabalhadores recebendo seus salários numa época em que os fariseus continuavam a dizimar o endro e o cominho (alimentos, por sinal)?
É certo então afirmar que a sociedade mudou? É correto afirmar que nos tempos bíblicos todas as pessoas tinham ovelhas, bois e grãos para dar ao Senhor e que hoje em dia nosso dinheiro faz esta correlação? Claro que não!
Dinheiro já existia desde os tempos de Abraão. Salário, comércio, negócios sempre existiram. Nos tempos antigos haviam variadas profissões e ocupações como hoje. Se o dízimo tivesse sido estabelecido sob a forma de dinheiro, ninguém teria dificuldade de adorar a Deus desta forma. Mas não foi assim que Deus quis. Dízimo na Bíblia é sinônimo de alimento.
Ofertas podiam ser trazidas em forma de dinheiro (II Reis 22:4-7) Mas, quando o assunto era dízimo, somente ovelhas, bois, grãos, comida. Dinheiro nunca!
Por este motivo, em nos nossos dias, dízimo não é dízimo. Seu dinheiro entregue naquele envelope não é, e nunca será um dízimo à luz da Bíblia. Foi Deus quem soberanamente estabeleceu o que é dízimo e o homem não pode mudar.
“Todos os dízimos do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor, são santos ao Senhor. No tocante a todos os dízimos de vacas e ovelhas, de tudo que passar por debaixo da vara do pastor, o dízimo (O DÉCIMO) será santo ao Senhor. Não esquadrinhará entre o bom e o ruim, nem o substituirá. Se de algum modo o substituir, ambos serão santos, e não podem ser resgatados”. Levítico 27:30-32
Curiosamente, o dizimista não tinha que separar o PRIMEIRO para Deus, mas o DÉCIMO, o último. Os animais iam passando por debaixo da vara do pastor. O dízimo ou o décimo era separado e entregue ao Senhor. Quem tivesse nove ovelhas estava automaticamente isento do dízimo. Acontece assim hoje? Quantas modificações implantadas pelos homens!
OS DÍZIMOS DEVIAM SER COMIDOS PELOS DIZIMISTAS
Porque eram os dízimos aceitos somente em forma de animais e grãos? Muito simples! Vejamos os textos abaixo:
“Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que cada ano se recolher no campo. Perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher para ali fazer habitar o seu nome, comereis os dízimos do teu cereal, do teu vinho e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas, para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias. Mas se o caminho for longo demais, de modo que não os possas levar, por estar longe de ti o lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado, então vende-os e leva o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. Com esse dinheiro comprarás tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer outra coisa que te pedir a tua alma. Come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te tu e a tua familia” Deuteronômio 14:22:29
“Trareis a este lugar os vossos holocaustos e os vossos sacrifícios, os vossos dízimos e as vossas ofertas especiais, os vossos votos e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas. Ali comereis na presença do Senhor vosso Deus e vos alegrareis com as vossas familias por todo o bem que vos abençoar o Senhor vosso Deus. Então, ao lugar que escolher o Senhor vosso Deus... para ali trareis.... vossos dízimos” Deuteronômio 12:6,7,11
“Portanto dízimo em dinheiro é uma invenção do homem”.

14 comentários:

  1. Anônimo8/9/08

    vc ta serto irmão e deus sabe disto, pena q vc naum muda as pessoas com as mentes ja cauterizadas. + valeu!!! vc fez a sua parte que Deus continui te abençoando amem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo23/1/13

      Aprende a Escrever , Amém.

      Excluir
  2. O problema é ...

    “Onde é a Casa do Tesouro?
    Robert J. Kloosterhuis
    Vice-presidente geral da Associação Geral
    dos Adventistas do Sétimo Dia

    Quando se trata da devolução do dízimo, a “casa do tesouro” [Mal. 3:10] é a Associação local ou a igreja local? Alguns crêem que a casa do tesouro é a igreja local, enquanto a igreja mundial considera a associação/missão como depositária dos dízimos e ofertas.
    Qual das duas proposições é a bíblica? Infelizmente a Bíblia não oferece uma resposta clara.

    A Casa do Tesouro no Antigo Testamento
    A mais antiga referência sobre o assunto diz respeito à devolução do dízimo de Abraão ao sumo sacerdote Melquisedeque. (Gên. 14:20) Neste caso, Abraão considerou que Melquisedeque era a casa do tesouro.

    Também a “tenda da congregação” foi à casa do tesouro por um período de tempo.

    O Templo de Salomão também foi à casa do tesouro por um período de tempo.

    Nos primeiros anos do seu reinado, Davi trouxe a arca sagrada para Jerusalém (II Sam. 6) e,
    posteriormente, seu filho Salomão construiu um belo templo que se tornou um local permanente para a recepção de dízimos e ofertas (I Reis 6). Com o passar do tempo, a prática de devolver dízimos e ofertas às 48 cidades designadas aos levitas foi interrompida. Todos os israelitas passaram a devolver os dízimos e as ofertas diretamente à tesouraria do templo em Jerusalém. Então as 48 cidades com seus templos não podia mais ficar com os dízimos e ofertas tinha que levar os dízimos para o Templo em Jerusalém, por isso Malaquias disse: trazei “TODOS” os dízimos a casa do tesouro.

    A Casa do Tesouro no Novo Testamento
    Apenas 11 passagens no Novo Testamento referem-se ao dízimo e nenhuma delas contém alguma informação sobre a casa do tesouro. Assim, não temos dados suficientes para afirmar como os crentes desse período praticavam o princípio da “casa do tesouro”.
    O Novo Testamento nos afirma, de fato, que Paulo coletava fundos de algumas congregações para auxiliar os crentes pobres em Jerusalém que passavam fome (II Cor. 8:19). Afora alguns poucos exemplos sobre ofertas, não há informações sobre a coleta do dízimo”.

    Onde está à Casa do Tesouro?
    Jesus e os discípulos viveram de ofertas voluntárias, pregavam por amor e confiavam em Deus. Hoje não confiam em ofertas voluntárias, não tem fé em Deus por isso é imposto os dízimos e ainda dizem ser seguidores de Cristo. Pense nisso.

    ResponderExcluir
  3. NUCIO15/3/10

    VC ESTA CERTO LAODICEIA ESTA AFOGADA NOS DISIMOS E NAS OFERTAS

    ResponderExcluir
  4. Significado de Roubar

    v.t. Apropriar-se de (bem móvel pertencente a outrem), mediante violência ou ameaça: roubar um relógio.
    Despojar de dinheiro ou valores; furtar: roubar um passageiro.
    Raptar, seqüestrar: roubar uma criança.
    Fig. Consumir, gastar: roubar tempo.
    Bras. Favorecer um competidor em prejuízo de (o adversário): o juiz roubou o nosso time.


    Significado de Sonegar
    v.t. Não mencionar, não relacionar nos casos em que a lei exige descrição ou menção.
    Dizer que não tem, tendo.
    Deixar de pagar ou contribuir, iludindo a lei: sonegar impostos.
    V.pr. Eximir-se ao cumprimento de alguma ordem.


    Significado de Dízimo
    adj. A décima parte.
    Imposto que consistia no pagamento, à igreja ou à nobreza, da décima parte dos frutos colhidos.
    P. ext. Imposto, tributo.

    VEJA O QUE COMBINA COM MALAQUIAS 3.8 OFERTA E VOLUNTÁRIA COMO POSSO ROUBAR O QUE EU NÃO TENHO OBRIGAÇÃO DE DAR MESMO SE EU FOSSE OBRIGADO EU ESTARIA SONEGANDO E NÃO ROUBANDO!

    ResponderExcluir
  5. VEJO UMA INTERPRETAÇÃO NÃO COM VICENTE A RESPEITO DO DÍZIMO DE ABRAÃO POIS SEGUNDO A BÍBLIA ELE NÃO FICOU COM NADA DO QUE ELE HAVIA RECUPERADO ALI PODEMOS VER QUE ELE DEVOLVEU TUDO PELO OUTRO LADO PODEMOS VER QUE QUEM TROUXE ALGO PARA ABRAÃO FOI MELQUISEDEQUE VAMOS COMPARAR;

    17 Depois que Abrão voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma, no vale de Savé (que é o vale do rei).
    18 Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo;
    19 e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra!
    20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
    21 Então o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas; e os bens toma-os para ti.
    22 Abrão, porém, respondeu ao rei de Sodoma: Levanto minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra,
    23 jurando que não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu, nem um fio, nem uma correia de sapato, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
    24 salvo tão somente o que os mancebos comeram, e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; que estes tomem a sua parte.

    ResponderExcluir
  6. EM OUTRA TRADUÇÃO FALA BENDITO SEJA O DEUS ALTÍSSIMO QUE ENTREGOU OS TEUS INIMIGOS NAS TUAS; E DEU LHE O DIZIMO DE TUDO

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Luiz o dízimo é lei na letra:

    (Rm. 07:6). "Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra."

    A lei na letra mata:

    II Co. 03:6 "o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
    7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo,
    8 como não será de maior glória o ministério do espírito?
    9 Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça."

    Dízimo = lei na letra, por obrigação.
    Oferta = Lei do Espírito. por amor.(Rm. 08:2/ I Co. 13:3/II Co. 09:7).

    *A lei da Antiga Aliança foi escrita com letras em pedras e letras com tinta no livro da lei.

    *A lei da Nova Aliança é escsrita pelo Espírito santo no coração do homem.

    Somos uma carta...

    "escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração."(II Co. 03:3).

    *Antes da cruz guidaos pela lei na letra.
    *Depois da cruz guiados pelo Espírito Santo.

    "Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei."(Gl. 05:18).

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11/5/11

    Se o dízimo foi instituído por Deus , em que passagem da bíblia mostra Deus ordenando Abraão a dar o dízimo? O que observamos é que foi algo voluntário da parte de Abrão, mostrando que já era uma prática entre eles!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11/5/11

    Uma prática que obteve o apoio de Deus, assim como o jejum que também era uma prática judaica, mas que Deus também ratificou!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/6/11

    eu tenho um trabalho de efagelização atravez desse trabalho e fasso o investimento nele as fezes ate muito mas do que ganho, mas o meu pastor nao entende que isso pode ser como oferta e dizimo eu ainda nao me sinto bem deixando dinheiro na igreja ate mesmo pk ja fiz e nao recebi as benção do ceu como diz a biblia talvez é pk eu deixava precionado! ??????

    ResponderExcluir
  11. Anônimo30/10/11

    pq DEUS criou o inferno? DEUS se e amor ele enviaria nossa alma para o inferno? vc tem filhos seus filhos faz malcriaçao vc tem coragem de colocar as maos deles no fogo?

    ResponderExcluir
  12. Gladson20/7/12

    Infelizmente algumas intituições religiosas com representantes com grande poder de persuazão, se beneficiam de dinheiro de pessoas inoscentes, para aumentar suas riquezas. E a fala é sempre a mesma: "Deus vai te abençoar o tanto que você der (R$)". E o fato é que essas pessoas nunca ficam ricas só recebem "bênçãos" imateriais enquanto estes representantes religiosos só recebem bênçãos materiais (R$). Isso é uma tremenda sacanagem.

    ResponderExcluir
  13. Leandra12/12/13

    Dizima a Deus e ofertar e ajudar OS necessitado com amor e fazer a obra de Deus sem cobrar a nada a ninguei a Bibria deixa bei espricado de Grassa da de Grassa recebei ce nao entendeu pede sabedoria ao Espirito Santo amei

    ResponderExcluir

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.