27/09/2008

Dízimo: por que Malaquias usou palavras ásperas?



Por que o livro de Malaquias tem palavras duras? Vamos entender o que estava acontecendo naquela época, para quem Malaquias estava falando e para onde ele estava mandando levar os dízimos.
Lá no Antigo Testamento Deus deu a lei para ser cumprida pelo povo de Israel. Veja que o dízimo era obrigatório bem como todos os mandamentos da lei e se alguém rejeitasse a lei... (HEBREUS 10:28 “Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas”. Apesar do dízimo ser um mandamento obrigatório, chegou o tempo que o povo parou de dar o dízimo. Isso aconteceu no período entre as duas gestões de Neemias quando era governador. As pessoas pararam de devolver o dízimo, mas eles se arrependeram e restauraram o sistema do dízimo. Porém a prática de devolver dízimos e ofertas às 48 cidades designadas aos levitas foi interrompida. Todos os israelitas passaram a devolver os dízimos e as ofertas diretamente à tesouraria do templo em Jerusalém. Então as 48 cidades com seus templos não podiam mais ficar com os dízimos e ofertas, tinha que levar os dízimos para o Templo em Jerusalém, por isso Malaquias disse: trazei “TODOS” os dízimos a casa do tesouro. Foi durante esse tempo que Deus, através de Malaquias, convocou Seu povo para uma reforma. MALAQUIAS 03:8-9 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas ALÇADAS”.
9 “Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, ESTA NAÇÃO TODA”. Veja que o versículo 8, termina com ofertas alçadas (colhidas, levantadas) visto que alguém estava roubando as ofertas alçadas. Depois no verso 9 termina com “esta nação toda” (todos estavam roubando a Deus: o povo e os sacerdotes). Naquele momento, sob essa condição de roubo, o livro de Malaquias usou palavras ásperas. Era mais seguro devolver os dízimos e ofertas diretamente ao Templo em Jerusalém. Então, segue-se a ordem: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro”. Onde era então a casa do tesouro? Obviamente no templo de Jerusalém.

Declaração de Robert J. Kloosterhuis,
Vice-presidente geral da Associação Geral
dos Adventistas do Sétimo Dia.


"Onde é Casa do Tesouro, a luz do Novo Testamento?

A Casa do Tesouro no Novo Testamento.
Apenas 11 passagens no Novo Testamento referem-se ao dízimo e nenhuma delas contém alguma informação sobre a casa do tesouro. Assim, não temos dados suficientes para afirmar como os crentes desse período praticavam o princípio da “casa do tesouro”.
O Novo Testamento nos afirma, de fato, que Paulo coletava fundos de algumas congregações para auxiliar os crentes pobres em Jerusalém que passavam fome (II Cor. 8:19), não há informações sobre a coleta do dízimo”.
Jesus só tinha uma bolsinha, nela era depositado ofertas, mas nunca recebeu dízimo. Assim, a Casa do tesouro de Jesus era a bolsinha que judas carragava.

Declaração de Ricardo Nicotra, pastor Adventista:
“O que eu não posso fazer é abrir a Bíblia nos mandamentos levíticos e dizer ao povo que estes mandamentos estão em vigor e que o povo tem a obrigação de dar o dízimo para a igreja e, caso não dêem, estarão roubando a Deus. Isso não dá para fazer honestamente”. Portanto quem lê Malaquias e mandamento levítico para um cristão é falta de honestidade e nega o sacrifício de Cristo na cruz do calvário. ROMANOS 10:
4 Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.