27/09/2008

Dízimo: Onde é a Casa do Tesouro?


Trazei todos os dízimos à casa do tesouro. (MALAQUIAS 03: 10).

O problema é...

“Onde é a Casa do Tesouro?


Robert J. Kloosterhuis,
Vice-presidente geral da Associação Geral
dos Adventistas do Sétimo Dia.

Quando se trata da devolução do dízimo, a “casa do tesouro” [Mal. 3:10] é a Associação local ou a igreja local? Alguns crêem que a casa do tesouro é a igreja local, enquanto a igreja mundial considera a associação/missão como depositária dos dízimos e ofertas.
Qual das duas proposições é a bíblica? Infelizmente a Bíblia não oferece uma resposta clara.

A Casa do Tesouro no Antigo Testamento
A mais antiga referência sobre o assunto diz respeito à devolução do dízimo de Abraão ao sumo sacerdote Melquisedeque. (Gên. 14:20) Neste caso, Abraão considerou que Melquisedeque era a casa do tesouro.

Também a “tenda da congregação” foi à casa do tesouro por um período de tempo.

O Templo de Salomão também foi à casa do tesouro por um período de tempo.

As 48 cidades dos levitas com seus templos também já foram a Casa do Tesouro.

Nos primeiros anos do seu reinado, Davi trouxe a arca sagrada para Jerusalém (II Sam. 6) e,
posteriormente, seu filho Salomão construiu um belo templo que se tornou um local permanente para a recepção de dízimos e ofertas (I Reis 6). Com o passar do tempo, a prática de devolver dízimos e ofertas às 48 cidades designadas aos levitas foi interrompida. Todos os israelitas passaram a devolver os dízimos e as ofertas diretamente à tesouraria do templo em Jerusalém. Então as 48 cidades com seus templos não podia mais ficar com os dízimos e ofertas tinha que levar os dízimos para o Templo em Jerusalém, por isso Malaquias disse: trazei “TODOS” os dízimos a casa do tesouro.
Entre as duas gestões de Neemias como governador, as pessoas pararam de devolver o dízimo; mais tarde eles se arrependeram e restauraram o sistema do dízimo. Foi durante esse tempo que Deus, através de Malaquias, convocou Seu povo para uma reforma. “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas”. (Mal. 3:8) Naquele momento, sob condições diferentes, era mais oportuno devolver o dízimos e ofertas diretamente ao Templo em Jerusalém. Então, segue-se a ordem de Deus: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro”. Onde era então a casa do tesouro? Obviamente no templo de Jerusalém.

Onde é Casa do Tesouro, a luz do Novo Testamento?

A Casa do Tesouro no Novo Testamento.
Apenas 11 passagens no Novo Testamento referem-se ao dízimo e nenhuma delas contém alguma informação sobre a casa do tesouro. Assim, não temos dados suficientes para afirmar como os crentes desse período praticavam o princípio da “casa do tesouro”.
O Novo Testamento nos afirma, de fato, que Paulo coletava fundos de algumas congregações para auxiliar os crentes pobres em Jerusalém que passavam fome (II Cor. 8:19), não há informações sobre a coleta do dízimo”.

Robert J. Kloosterhuis,
Vice-presidente geral da Associação Geral
dos Adventistas do Sétimo Dia.

========================================================================

Comentário:
Veja o que acontece quando se aplica texto bíblico fora do contexto.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro. MALAQUIAS 03: 10
Como levar os dízimos para a Casa do Tesouro se ela não existe mais? A Casa do Tesouro ficava no santuário judeu que foi destruído. Não existe mais a “Casa do Tesouro”, depósito central para guardar ofertas, alimentos e animais.
Jesus e os discípulos viveram de ofertas voluntárias, pregavam por amor e confiavam em Deus. Hoje, mediante a falta de fé, não acreditam que Deus está no comando para manter a sua obra através das ofertas, por isso é imposto o dízimo. Mas Jesus através das ofertas, mostrou que é possível pregar o evangelho. A Igreja não fecha por falta de dízimo, ou seja, igreja não fecha porque igreja são pessoas e não as paredes. Temos exemplos de igrejas (paredes) que não pedem dízimos e estão funcionando. Pense nisso.

34 comentários:

  1. Anônimo26/2/09

    que conversa e essa de lei cerimonial; ta inventando lei ou separando por conta propria,onde na biblia fala de lei cerimonial
    , isso ai nao e eresia nao ,irmao?
    e por favor , antes de dizer q o dizimo e lei de moisas, nao esqueça que abraao dava o dizimo muito antes de moises escrever a lei viu,paz e graca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo30/7/12

      NO NOVO TESTAMENTO NÃO EXISTE A PALAVRA DÍZIMO, JESUS NUNCA FALOU EM DÍZIMO. O CRISTÃO VIVE SOB A LUZ DO NOVO TESTAMENTO, PORTANTO DÍZIMO ATUALMENTE É COISA DE QUEM NÃO QUER TRABALHAR.

      Excluir
    2. Anônimo21/1/13

      A circuncisão também foi feita antes da lei. Que tal continuar isso??

      Excluir
    3. Dizimo era sim da lei.

      E outra Abraão deu o dizimo (uma vez só)... E foi por agradecimento e o pagamento do dizimo dele foi parte dos despojos que conseguiu na batalha, E não como vc falou ai (dava o dizimo) deus te abençoe o vel se rasgou a lei acabou vivemos pela graça mais se quer continuar vivendo pela lei nanhum mal a vc faz, pois sem a lei não sabemos onde esta o pecado não e verdade,?

      Excluir
  2. Querido irmão(a), você tem razão, na bíblia Jesus nunca chamou a lei, de lei cerimonial. Não existe na bíblia essa expressão. Mas, Abrão só deu o dízimo uma única vez e não foi do seu patrimônio, mas dos bens do rei de Sodoma e de Ló. Detalhe: O dízimo de Abraão não é mandamento nem lei, por isso não pode ser exigido das pessoas. Portanto, Abraão deu um dízimo voluntário.
    JESUS NÃO RECEBEU DÍZIMO, SÓ RECEBEU OFERTAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão onde Jesus recebeu ofertas?
      sedo que o mesmo para pagar impostos retirou de um peixe, dai de graça o que de graça recebestes.
      vai vende tudo o que tem dá aos pobres e me segue.

      Excluir
    2. Anônimo2/9/22

      Lucas 8: 1-3

      Excluir
  3. Anônimo21/7/10

    É o bolso dos embusteiros espalhados pelo Brasil

    ResponderExcluir
  4. Anônimo30/9/10

    Na minha opinião, a Casa do Tesouro foi um lugar em um tempo onde se tinha muitos materiais em metais, como ouro, pedras preciosas, coisas de valores,por não haver beneficiamento e, somente artesanato, trabalhos manuais. Esse eram doados e retirados pelos que necessitavam trocando-os por bens e pão ao longo de suas jornadas.
    Sou a favor da pregação sem fins lucrativos. "Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;..."
    Mt.:6;19A

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, gostei do comentário volte sempre. Roberto de Carvalho.

    Jesus disse que devemos amar, amar e amar.

    *Amar a Deus: aceitar a Jesus, seguir seus ensinamentos, praticar o Ide e oferta para obra de Deus, etc.

    *Amar a te mesmo: Você deve se amar bastante.

    *Amar ao teu próximo como a te mesmo: Com a mesma intensidade que você se ama, ame também ao teu próximo.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com o irmão Carvalho. Não há menção nenhuma no Novo Testamento sobre dízimos, e quando Jesus falou de dízimos, foi mostrando que era algo da lei, em Mateus 23.23, e Paulo jamais ministrou dizimos, senão, recolheu ofertas para AJUDAR aos necessitados, e nada fez para instituições religiosas.
    Parabéns pelamatéria.

    Meu blog sobre dízimo: Malaquias3dez
    msn: dizimo@live.com

    ResponderExcluir
  7. A casa do tesouro era um depósito que ficava no templo judeu, local onde era estocado Trigo, azeite, Ovelhas, bois e etc. (Ne. 10:38).

    A casa do tesouro de Jesus era uma bolsa, onde era colocada as ofertas voluntárias. Observe que na bolsa de Jesus não caberia uma ovelha ou um saco de trigo (dízimo). Jesus não recebeu dízimo.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/4/11

    Posso participar?
    Nos tempos do dízimo,o regime de governo era teocrático/monárquico. O rei recebia ordens de Deus por intermédio do profeta. Não havia banco central, nem casa da moeda, nem aposentadoria para os que não podiam mais trabalhar; então como ajudar a viuva pobre os idosos e e pagar os funcionários do governo ( do rei)?
    Levando este imposto de 10% chamado dízimo para um lugar chamado: Casa da moeda. Mais tarde quando Jesus disse: Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus, ele queria dizer: Pague os impostos do governo, mas leve sua oferta para a igreja!
    Toda igreja que cobra dízimo, prega o evangelio do medo; por isso seus membros não são abençoados.

    ResponderExcluir
  9. gideão da ultima hora24/5/11

    Roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dí­zimos e nas ofertas alçadas.

    A pergunta não foi feita para os membros da igreja, e sim para os sacerdotes que "cuidavam das ofertas que eram deixadas no templo, que até nos dias de hoje continuam roubando dos Dízimos e ofertas que são entregues no templo, e é claro que dali não roubariam se na "Casa do Tesouro" não tivessem sidos depositados. É só ler o livro de Malaquias inteiro e ficará claro que a advertência foi dita para os líderes que roubavam de DEUS aquilo que os membros ofertavam.
    E até hoje roubam.

    ResponderExcluir
  10. O ministério de Jesus foi mantido por dinheiro.
    Esta página trata do fim do dízimo, não das ofertas.

    *O dízimo é uma ordem, é lei.
    *Jesus já nos resgatou da lei. (Gl. 04:4).
    *Quem dar dízimo ainda está debaixo da lei:

    ROMANOS 03:
    19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;

    Quem está na graça oferta porque tem o fruto do Espírito. O amor.

    *JESUS NÃO RECEBEU DÍZIMO.
    *OS DISCÍPULOS NÃO RECEBERAM DÍZIMOS.
    *O APÓSTOLO PAULO NÃO RECEBEU DÍZIMO.
    *DE MATEUS A APOCALIPSE A IGREJA DE CRISTO NÃO RECEBEU DÍZIMO.
    *SE NEM JESUS RECEBEU O DÍZIMO, POR QUE OS PASTORES ESTÃO PEDINDO O DÍZIMO.
    *A LEI CESSOU NA CRUZ. MATEUS 23:1,2,23 ESTÁ ANTES DA CRUZ ESSES VERSÍCULOS ESTAVAM EM VIGOR ATÉ A CRUZ.

    A lei contém 613 mandamentos, o dízimo é apenas um dos 613. Ou guarda´m todos mandamentos ou são malditos. Porque não podemos guardar apenas parte da lei. Observe: (Gl. 03:10,12). “Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
    ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá.”

    *JOSUÉ 23:6 "Esforçai-vos, pois, para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés, para que dela não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda;"

    É lei ou Graça.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo26/6/11

    Roberto de carvalho, o senhor é um adventista? Os adventistas não guardam o sabado? Pois o sabado tambem era no tempo da lei até JESUS. Pois então, voces guardam um item da lei e esquecem o resto dela, como podes dizer que aqueles que entregam os seus dizimos são malditos? Enxergar o cisco no olho do outro é facil, dificil é ver a trave que esta no seu. Caro irmão, reflita novamente a respeito do dizimo. Eu entrego meu dizimo na igreja e nunca fui ameaçado ou forçado a entrega lo, entrego deliberadamente e com muita alegria,pois a obra precisa continuar. A igreja não vai pagar o programa de tv ou de radio com sacos de milho, feijão ou bois. Abraço, e espero ter colaborado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido quero lhe fazer algumas perguntas para que você possa refletir.
      A obra é de quem?
      A igreja é de quem?
      Todo ouro e toda prata é de quem?
      Será que Jesus estava errado quando nos alertou para que não nos preocupassemos com o dia de amanhã?
      Quando Cristo enviou os setenta para pregar o evangelho o que Êle pediu?
      Sera que é necessário esta maciça propaganda do dízimo?
      Qual será na verdade o real motivo de tanta preocupação?
      Será pela obra ou pelo seus bolsos?
      È muito fácil pregar Fè, o dificil é exercita-la
      Depositam fé no bolso dos irmãos e se esquecem do dono de tudo.
      Infelismente hoje não se prega mais o evangelho do Reino que Cristo mandou pregar, o que fazem é uma falsa propaganda sobre Deus

      Excluir
  12. Anônimo17/7/11

    De graça recebestes, de graça dai,porque esses pregadores famosos nunca pregam sobre esse versículo ? Mateus
    10:8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (Jesus falando aos apostolos

    ResponderExcluir
  13. Anônimo26/7/11

    Resposta para comentarista anônimo:

    “Roberto de carvalho, o senhor é um adventista?”
    Resposta: Não, eu não sou mais adventista.

    Irmão, o sábado e o dízimo são mandamentos da lei, mas como a lei parou na cruz, logo tanto o sábado quanto o dízimo cessaram, pois os dois são da lei.
    O MINITÉRIO DE JESUS FOI SUSTENTADO APENAS POR OFERTAS. JESUS NÃO RECEBEU DÍZIMOS!!!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo21/8/11

    gostei imensamente de todos estes comentarios. Isto mostra que o povo de Deus e sabio, nao se vende mais. Que maravilha !!!
    De fato o dizimo e da lei. Jesus,nem os apostolos receberam dizimo de ninguem. Por que cobram dizimos hoje da igreja ? Seguimos a Jesus ou a Lei ? Tentar quardar a lei e tentar reconstruir o veu do templo que rasgou-se de alto a baixo quando Jesus expirou. Jesus cumpriu os 613 mandamentos da lei em nosso lugar, por isto pela lei ninguem se justifica diante de Deus. Jesus deixou bem claro o que e servir a Ele em Mt.25. Qual e melhor ? Obedecer a Jesus ou aos homens ?

    simplesmente aguardo a volta de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/9/13

      Dizimo hoje se chama renda extra de pastores

      Excluir
  15. Anônimo15/10/11

    A lei não é mais a regra do povo de Deus,porque agora quem nos guia é o Espírito Santo.Se estamos em Cristo somos guiados por Ele.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo21/10/11

    CONCORDO PLENAMENTE DAQUELE QUE SÃO A FAVOR DA NEUTRALIDADE DO DÍZIMO;NÃO IND´CIO QUAISQUER NA NOVA ALIANÇA DE QUE DEVEMOS DAR O DÍZIMO; SEM CONTAR QUE O DÍZIMO É DEZ POR CENTO DOS FRUTOS DA TERRA, DOS ANIMAIS; ENFIM DE TUDO MENOS DINHEIRO.ISTO É BÍBLICO!. É SÓ MEDITAR NAS ESCRITURAS TUDO SOBRE O DÍZIMO E VERÁS QUE NÃO TEM NADA A VER COM O QUE FAZEM HOJE! A PAZ PARA TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo9/9/13

      Exatamente dizimo nunca foi dinheiro

      Excluir
  17. Anônimo9/7/12

    Se meditar-mos em Daniel 1:2 parte b veremos claramente que casa do tesouro não era um lugar que ´só existia em Jerusalém ou só o povo de Deus.
    Na Babilonia também tinha e em todo em qualquer reino.
    É só um lugar onde se estaca coisa de valor não uma coisa santa.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo20/9/12

    Dou meu dízimo com muita alegria, minhas ofertas as vezes são maiores que os dízimo,
    Os que não dão dízimos são fracos apegados em coisas materiais, a lei tem que ser observada sim e com muito cuidado, não cobice a mulher do próximo, não diga o nome do senhor em vão... sejam crentes de verdade, deêm mais que o dízimo, deêm a vida pelo evangelho, pois Jesus deu a Dele por nós, entrega o seu caminho ao Senhor e CONFIA NELE!!! Pelo amor de Deus chega de disputar quem sabe mais da Bíblia, muita teologia e pouca prática. Estudei oito anos teologia e hoje entendo que os tesouros escondidos de Deus são revelados aos pequenos Prov. 2,4. "Disprezem o dízimo, deêm mais que isso". "ALEICHEM SHALON"

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9/9/13

    Dizimo nunca foi como principio para nois gentios foi para Israel era mantimentos e não dinheiro

    ResponderExcluir
  20. Anônimo7/10/13

    Que se dane esse debate tolo, eu amo a JESUS CRISTO e dizimo com muito amor.
    Se vocês parassem de perder tempo com essa conversa e se dedicassem a pregar a palavra de Deus, ganharia muitas almas perdidas para o reino de DEUS.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo8/1/15

    olá ,graça e paz eu sempre que posso dou o meu dízimo,mas acredito,que o maior mandamento ou lei não é dar o dízimo mas amar o próximo,muitas pessoas dão o dízimo para se aparecer,quase não vão a igreja e acham que estão indo para o céu...que mundo é esse?
    Uma alma vale mais do que o mundo inteiro,mais importante do que o seu 10 % é você ganhar almar para o reino de Deus...Deus abençoe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,dízimo era prática da lei, o Senhor JESUS pagou um preço muito alto para que pudéssemos viver na Graça, eu levo minha oferta na casa do SENHOR por amor não para pedir nada em troca, tenho recebido maravilhas na minha casa e na minha família mas não porque por falta de entendimento fui dizimista e hoje sou ofertante, mas sim pela misericórdia de DEUS, pelas coisas que aprendi na palavra Dele, uma delas é ser solidária com meu semelhante. Paulo diz que alei não é da fé (Gálatas 3-12).Primeiramente precisamos saber o que é dízimo( ou o que era) para que servia, quem recebia, o que era casa do Tesouro e quando era recebido este dízimo. Infelizmente muitos só se prendem em Malaquias 3: 8--10. Estudemos a Palavra pois esta é fiel e digna de toda aceitação em CRISTO (1Timóteo 4:9)

      Excluir
  22. Cada um contribua segundo propôs o coração, não com tristeza, nem por constrangimento, porque Deus ama o que dá com alegria 2Coríntios. 9:7, dízimo são para os cães gulosos.

    ResponderExcluir
  23. Cada um contribua segundo propôs o coração, não com tristeza, nem por constrangimento, porque Deus ama o que dá com alegria 2Coríntios. 9:7, dízimo são para os cães gulosos.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo18/4/16

    algumas irmãs ajudavam no ministério de Jesus . claro que que a congregação precisa de ajuda precisa pagar a luz a água as despesas .mais estão exagerando Paulo diz CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO PROPOSTO NO CORAÇÃO,NAO COM TRISTEZA OU POR NECESSIDADE , PORQUE DEUS AMA A QUEM DA COM ALEGRIA . NAO POR OBRIGAÇÃO SIM PRA AJUDAR

    ResponderExcluir
  25. Abrahão dizimou e guardava o sábado antes da lei então meus amigos a lei já existia antes de Moisés desde a criação

    ResponderExcluir

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.