14/06/2008


Jesus e Prosperidade


Quando se fala em prosperidade nos meios evangélicos, imediatamente vem no coração o desejo em adquirir para si, abundância de bens materiais e viver em esplêndida mordomia. Mas o que diz a palavra do Senhor sobre a prosperidade material, no Antigo e no Novo Testamento?
Meditando na palavra do Senhor, especificamente no Antigo Testamento encontramos várias passagens, onde o Senhor prosperava espiritualmente os que o temiam e guardava a sua lei. Também lhes concedia muitas bênçãos e prosperidades materiais, como recompensa pela fidelidade.
Podemos citar como exemplo, o rei Davi, Salomão, mesmo depois de ter sido provado foi agraciado novamente com os seus bens. E mesmo em Malaquias 3.10, há promessa de prosperidades materiais para os dizimistas fieis, conforme a obediência a Lei de Moisés (Números 18.21-26).
Porém, no Novo Testamento do Senhor Jesus, não encontramos essas promessas de prosperidades materiais para os que se arrependerem dos seus pecados, para os que lhes são fieis. Após Cristo ter-se dado em sacrifício vivo para remissão dos nossos pecados, para alcançarmos a salvação, as prosperidades materiais tornaram-se coisas insignificantes, pequenas diante da grandeza de Deus em nos proporcionar a oferta da vida eterna, pois, agora temos uma melhor e mais confortável esperança em Cristo Jesus, encontramos a vida, pela morte de Cristo na cruz. Algo infinitamente superior a todos os bens materiais deste mundo.
E não há enigma algum para entender isso. Antigo Testamento: Bênçãos e prosperidades materiais para o homem que guardar toda lei de Moisés. Novo Testamento: Paz no coração e promessa de vida eterna para os que crêem e guardam os mandamentos do Senhor até o fim.
Mas, lamentavelmente, os líderes das grandes igrejas que fazem a mídia no círculo evangélico, criaram um cifrão ( $ ) como símbolo de prosperidade.
Só vêem o que está diante do nariz, mas não tem olhos espirituais para ver a grande divisão que há entre o Antigo e o Novo Testamento do Senhor Jesus Cristo. Não anunciam o que é mais importante do que todos os bens deste mundo, o propósito de Deus para o homem, a salvação e a vida eterna, porque o dinheiro pode lhe suprir as necessidades materiais, trazer alegria e gozo para as coisas deste mundo, mas jamais irá lhe proporcionar a oportunidade de provar o dom celestial e à consolidação na esperança da salvação para os dias vindouros.
Hoje, libertos do jugo da lei e vivendo pela “graça” do Senhor Jesus Cristo, a nossa primazia não pode continuar voltada para as prosperidades materiais. O Novo Testamento não dar ênfase a prosperidade material para os que esperam pela vinda de Cristo. “Ele” nos dá a confortável confiança que não precisamos nos preocupar com o amanhã, com coisas materiais como alimento e as vestes. Devemos sim, “buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas.” (Mt. 06:33).
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mt. 06:24).
Não vá para igreja atraz de bênção materiais, vá em busca de bênçãos espirituais e as “demais coisas” seram acrecentadas.

Fique com Jesus.

Um comentário:

  1. Anônimo14/6/08

    Muito bom este tema, só que tem pessoas que gosta muito do din-din, e não consegue pregar pôr amor. Eles ficam irritados e vasculham a bíblia para prostestar. parece ser o único ponto que eles não concordam com Jesus.

    ResponderExcluir

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.