03/03/2010

A Mulher pode ser pastora?


Para apascentar suas ovelhas Cristo fez a seguinte exigência: tú me amas Pedro? E Pedro respondeu: “tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo. 21:17).
O amor é um Dom do Espírito, apascentar as ovelhas de Cristo também é um Dom do Espírito. Conforme a bíblia o Espírito dar o Dom a quem ele quer. Se o Espírito der o Dom de pastorear a uma mulher quem poderá questioná-lo? Que mal existe nisso? Seria um pecado? Uma mulher pastora fere a lei do amor? O termo pastor significa aquele que cuida de um rebanho.
O nome pastor é simbólico, é apenas um título, pois ninguém usa roupas de peles e toca um rebanho dentro da igreja. Porém o significado do termo pastor é interessante, pois pastor é aquele que cuida dos cristãos até que Cristo volte para buscá-los.
O comum é ver homens pastoreando, mas no oriente médio ainda hoje existem mulheres e crianças pastoreando ovelhas. A bíblia também fala de mulheres pastoras, veja: “...e eis ali Raquel, sua filha, que vem chegando com as ovelhas. Enquanto Jacó ainda lhes falava, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai; porquanto era ela quem as apascentava.” (Gn. 29:6,9).

>> As sete filhas de Jetro também pastoreavam. <<
(Êx: 02:16,17) "O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os tanques para dar de beber ao rebanho de seu pai.
Então vieram os pastores, e as "EXPULSARAM" dali; Moisés, porém, levantou-se e as defendeu, e deu de beber ao rebanho delas."

Uma dessa moças se chamava Zípora, a qual se casou com Moisés.

Até aqui, crianças e mulheres apascentam ovelhas, mas quando o assunto é mulher pastora nas igrejas, aí as opiniões se dividem.

Por que a mulher não pode ser pastora?

Texto 01:

“as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja.” (I Co. 14:34,35).

Interpretando:
a) “as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; ...porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja”

*O assunto tratado nesse capítulo e sobre a desorganização no culto, todos estavam falando em línguas ao mesmo tempo e a mulher estava conversando no culto. Sabemos que é indecoroso (vergonhoso) conversar na hora do culto.

Assim a carta adverte:
“porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz.... Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” (I Co. 14:33,40).

*Se a mulher não podia falar na igreja, como ela poderia profetizar ou falar em línguas de boca fechada? Logo, a mulher não poderia falar desnecessariamente na hora do culto. A mulher não estar condenada ao silêncio nas igrejas e todos sabem disso.

Prova que as mulheres profetizavam.
“Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada.” (I Co. 11:5).

*Tudo que acabamos de ler são normas e costumes aplicadas as igrejas da época.

b) “mas estejam submissas como também ordena a lei.”
*Aqui, o apóstolo Paulo cita “a lei” para dar ênfase a sua ordem. Mas, não podemos submeter à lei, pois estamos na graça e Cristo é o fim da lei. (Rm. 10:4).

Texto 02:

“A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão.
Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.” (I Tm. 02:11.12).

a) “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão”. (submissão = humildade).
Aqui o apóstolo Paulo expõe o seu desejo e fala para a mulher aprender em silêncio e não ficar questionando o marido na hora do culto.

b) “Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.” Observe que este é um ponto de vista do apóstolo Paulo e não do Senhor, veja:

A expressão “Pois não permito” não é do Senhor, e sim do apóstolo Paulo, pois fica claro a sua afirmação: “Eu não permito”. Portanto não pode ser usado como regra geral.

Veja a linguagem característica de Paulo.

“...digo eu, não o Senhor...” (I Co 7:12)

Agora:
“Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.” (I Tm. 02:12).

Logo:
O apóstolo Paulo não permite que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porém acabamos de ver que essa ordem vem de Paulo e não do Senhor.

Será que a mulher não pode ensinar o homem?
“Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
Ele começou a falar ousadamente na sinagoga: mas quando Priscila e Áqüila o ouviram, levaram-no consigo e lhe expuseram com mais precisão o caminho de Deus.” (At. 18:24-26).
Observe que bíblia diz que Priscila e Áquila ensinaram a Ápolo. Assim fica claro que mulher pode ensinar ao homem. Alguns argumentão que eles ensinaram fora da igreja parede, isso é um absurdo, pois a igreja é espiritual (Jesus, você, e eu), Jesus disse: “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt. 18:20).

Curiosidades:
*Em nenhum dos textos analisados existem pelo menos a palavra pastor, conclui-se que os textos não se referem a pastor e não podem ser usados para tal.




Texto 03:

Domínio do homem sobre a mulher.

“Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.” (Ef. 05:23,24).

A mulher é submissa ao homem até certo ponto. Até quando não interfere na vontade de Deus.

“Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.” (Cl. 03:18).

“Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.” (I Co. 11:3).

O homem é a cabeça da mulher e a mulher é submissa ao homem, mas a bíblia relata o acontecimento de Ananias e Safira, e mostra a mulher safira sendo submissa ao seu marido, só que Deus não aprovou aquela submissão e Safira foi morta. Assim fica claro que a mulher não pode ser submissa a tudo que o homem pedir, pois a submissão tem limites e o limite é: a mulher deve ser submissa ao seu esposo, mas em primeiro lugar ela deve fazer a vontade de Deus. Assim a expressão que as mulheres obedeçam “em tudo a seus maridos.” (Ef. 05:23,24). É limitada, primeiro ela deve fazer a vontade de Deus.

Seria a mulher mais fraca e tendenciosa ao erro?
Estamos na graça no ministério do Espírito, hoje o Espírito Santo habita dentro da mulher e do homem com a mesma intensidade, não existe um fraco e um forte, pois o Espírito é o mesmo. Em Cristo somos todos iguais. “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gl. 03:28).

Os opositores dizem que a mulher não pode ser pastora para não exercer autoridade sobre o homem, por que a mulher não pode mandar no homem. E pastor é para mandar nos membros da igreja?

Deus deu autoridade a Débora para julgar o povo de Israel. (Homens e mulheres).
“Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento.” (Jz. 04:4,5).
(A posição de Débora é superior a de um pastor: Uma juíza pode julgar um pastor, mas um pastor não pode julgar um juiz.)

iletrado = Que não sabe ler nem escrever. Analfabeto.
“Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus.” (At. 04:13).

Se os discípulos eram semi-analfabetos imagine o grau de instrução das mulheres. Como a mulher poderia ter posição numa sociedade desse tipo? Aqui no Brasil até pouco tempo as mulher não podia nem votar, agora imagine a mulher a dois mil anos atrás.

O apóstolo Paulo descreve: "toda Escritura é inspirada por Deus" (2Tm.3:16), mas o apóstolo Paulo também coloca o seu “EU” o seu ponto de vista em suas epístolas, veja:

“falo como homem”; “O que digo, não o digo segundo o Senhor, mas como por insensatez”; “Irmãos, como homem falo”; “Digo EU, não o Senhor”. Isso é interessante porque o apóstolo Paulo admite o seu “Eu” extravasado dentro das epístolas.

Referências: (Rm.3:5; 2Co.11:17; Gl.3:15). Digo EU, não o Senhor. (I Co 7:12)

A submissão de Safira ao seu esposo, a fez quebrar qual mandamento? “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu ENTENDIMENTO.”
Resposta: Ao submeter ao seu esposo, Safira quebrou o mandamento “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração...”

O que aconteceu com Safira ao ser submissa ao seu marido e não a Deus? Ela Foi morta.
Portanto mulheres, quando o assunto é a obra de Deus a submissão ao homem tem LIMITES.

A submissão da mulher e dos filhos em relação ao homem é no Senhor. Essa submissão não pode atrapalhar a obra de Deus.

Comentário:
Irmão, ela tinha duas saídas, ou ser submissa a Deus ou ao marido, ela escolheu o marido, porque é assim que ensinam nas Igrejas, dizem que a mulher deve ser subserviente ao marido em TUDO. Ela foi nessa e morreu.

De todos os textos analisados não existe um versículo se quer usando a palavra pastor. Mas como o domínio masculino é maior as mulheres vão encontra muita dificuldade para dividir esse título com os homens. Porém se as mulheres acreditarem e agir pela fé a vitória é certa.

“O homem não precisa somente de obediência para voltar ao paraíso, ele precisa "AMAR" para fazer a vontade de Deus."(Roberto de Carvalho).

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (I Jo. 04:8).

www.xglobo.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo22/5/12

    gostei muito desses texto,que Deus continue abençoando vcs.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/4/24

    Olha igreja sinto muito em relatar Deus deixou mandamentos e decretos e estatutos para não ser quebrado satanás estar entrando nas casas de oração e essa parte já é do homens pastores qe se achão no direito de modificar as escrituras da biblia sagrada é quando Jesus escolher pedro antes ele era pescador de peixe e Jesus disse qe a partir da qele é monumento ele iria ser pescador de homens mulheres podem faser a obra mas como ajudadoras mas não como pastoras sinto muito mas tem qe obedecer a doutrina de cristo

    ResponderExcluir

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.