08/02/2009

Jesus morreu Sexta ou quarta-feira?

<<


Olá amigo (a), acredito ser importante saber o dia que Jesus morreu, porque ele morreu por mim e por você também. Jesus profetizou um sinal que aconteceria na ocasião de sua morte. Lembrando que Jesus profetizou diretamente para escribas e fariseus que ia averiguar se ele estava dizendo a verdade. Se o sinal não se cumprisse Jesus não era o Messias verdadeiro.

Texto base:

“Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. (dentro da sepultura), (MATEUS 12:38-40).”

Jesus repete outra vez:

“Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se.” (MATEUS 16:4).

Lucas também relata:

“Como afluíssem as multidões, começou ele a dizer: Geração perversa é esta; ela pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o de Jonas;”
(LUCAS 11:29).

Jesus confirma que o sinal é o de Jonas:

“Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.” (JONAS 01:17)

Obs.: A bíblia diz 4 vezes que o sinal é o de Jonas.

Informações conforme a bíblia:

Observação: O pôr-do-sol é o marco que indica o fim do dia e o começo de um novo dia. O dia não acaba meia noite isto é invenção do homem.

a) Dia é o conjunto de (noite+dia= +- 24 horas).

b) 3 dias e 3 noites significa 3 dias completos.

c) (noite e dia)+(noite e dia)+(noite e dia) = 3 dias.

d) O dia começa com a noite. “havia trevas sobre a face do abismo,” “Disse Deus: haja luz. E houve luz. (trevas+luz) = noite+dia = 1 dia. (GÊNESIS 01: 1- 3).”
Obs.: o dia não começa meia noite, isso é invenção do homem.

e) O dia vai de um por do sol a outro por do sol (Lv. 23:32).

f) A noite de hoje pertence o dia de amanhã. (quarta a noite é quinta feira). Sábado a noite é Domingo.
No sábado a noite isto é (domingo) Jesus já tinha ressuscitado. (Mateus 28:1-6).

A bíblia fala que:

01) Jesus ficaria 3 dias e 3 noites dentro da sepultura. (MATEUS 12: 38-40). (só conta os dias dentro da sepultura).

02) Jesus já havia ressuscitado no domingo. (Mateus 28:1-6).

Sabendo que Jesus já havia ressuscitado no domingo, vamos contar de traz para frente e descobrir o dia de sua morte.
Vamos contar apenas os dias que ele ficou no túmulo, fora o domingo.
Contando de traz para frente.

Qual o dia que Jesus morreu?



Qual o dia que Jesus morreu? Jesus morreu na quarta feira, e foi sepultado ao por do sol deste mesmo dia.

Observações:
O próprio Jesus ensinava que ressuscitaria depois do 3 dias.Veja:
(Mc. 09:31/Mc. 08:31) "porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele, depois de três dias ressurgirá."

Jesus passou 3 dias completos no túmulo conforme ele profetizou: “pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. (MATEUS 12: 38-40).”

Atenção!!! Para descobrir o dia que Jesus morreu não precisamos usar calendários. Isso é enrolação. Devemos usar apenas a semana, pois desde a criação do mundo a semana é a mesma.

* Alguns adicionam horas e minutos para calcular a morte de Cristo, porém Jesus não citou horas nem minutos, não podemos colocar informações que não estejam na bíblia. Jesus disse: “O sinal é o de Jonas”. Fique com Jesus.
Roberto de Carvalho. www.xglobo.blogspot.com

___________________________________________________________________

___________________________Por quê?________________________________

Bem, se Jesus morreu na quarta feira. Então por que falam que ele morreu na sexta? Como Jesus morre na Sexta, e fica três dias e três noites na sepultura e ressuscita no Domingo? ...

Para explicar este assunto veja algumas informações.

03)O que é sábado?

A palavra sábado (Shabat) quer dizer descanso. Ex: um feriado.
A bíblia relata dois tipos de sábados:
a)Sábado semanal -> é o sétimo dia da semana. (dia santo).
b)Sábado festivo -> são sábados festivos com datas fixas. (dias santos).

Sábado semanal -> é o sétimo dia de cada semana.

“Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.” (Lv. 23:3).

Sábado festivo -> são sábados com datas fixas.

Ex.: Sábado da Expiação e Sábado da Páscoa.

Sábado da Expiação: “ Nesse dia não fareis trabalho algum; porque é o dia da expiação, para nele fazer-se expiação por vós perante o Senhor vosso Deus.
"Não fareis nele trabalho algum;" isso será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações. Sábado de descanso vos será,...” (Lv. 23:28,31 e 32.).

Sábado da Páscoa: “São estas as festas fixas do Senhor, santas convocações, que proclamareis no seu tempo determinado:
No mês primeiro, aos catorze do mês, à tardinha, é a páscoa do Senhor.
No primeiro dia tereis santa convocação; “nenhum trabalho servil fareis.” (LEVÍTICO 23: 4,5,7).”

“No 1º mês, no dia 14 à tardinha, é a páscoa do Senhor.”
A páscoa é um sábado festivo com a data fixa em 14 do 1º mês à tardinha. A expressão “à tardinha” que dizer que a páscoa começa ao pôr-do-sol do dia 14, assim que o sol se põe começa a páscoa e já é o dia 15. Portanto a páscoa é no dia 15 do primeiro mês. Mas o cordeiro era sacrificado na véspera, por isso Jesus foi sacrificado neste dia, no dia 14 de Abibe (Nisã) na véspera do sábado da páscoa.

Revisando:

a) Sábado quer dizer descanso. (Um feriado religioso).
b) Existem dois tipos de sábados. Semanal e festivo.
c) O dia antes do sábado é chamado o dia da preparação.

Exemplo:

1-Sábado semanal. O dia da preparação é sexta feira.
2-Sábado festivo. O dia da preparação é o dia que antecede a data.


Se Jesus morreu na quarta-feira, então porque muitos falam que ele morreu na sexta?

Veja:

“Ao cair da tarde, como era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, (MARCOS 15: 42,43).”
“e tirando-o da cruz, envolveu-o num pano de linho, e pô-lo num sepulcro escavado em rocha, onde ninguém ainda havia sido posto. Era o dia da preparação, e ia começar o sábado. “(LUCAS 23: 53,54),”

O que levou as pessoas a pensarem que Jesus morreu na sexta feira foi expressão “era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado.” Logo o dia que antecede o Sábado é a sexta feira. Porém este não era o sábado da semana, Jesus confirma que era o sábado da Páscoa. (Sábado festivo religioso).

“E havendo Jesus concluído todas estas palavras, disse aos seus discípulos:
Sabeis que daqui a dois dias é a Páscoa; e o Filho do homem será entregue para ser crucificado. (MATEUS 26:1,2).”

Jesus acaba de confirmar que seria crucificado na páscoa. (No sábado da páscoa).
Então, Era o dia da preparação, e ia começar o sábado da páscoa, não o sábado da semana. Logo o dia da preparação não era sexta feira.
O dia seguinte à morte do cordeiro da Páscoa, sempre era chamado de "Sábado".

Jesus foi crucificado na vésrpera de qual Sábado? "Ora, era a preparação da páscoa, e cerca da hora sexta. E disse aos judeus: Eis o vosso rei.
Mas eles clamaram: Tira-o! tira-o! crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei?" (Jo. 19:14-15).
R: Jesus foi crucificado no dia da preparação da páscoa (Sábado da páscoa).

João, o Evangelista nos dá a resposta: "Então os judeus, porque era véspera da “Páscoa”, para que os corpos não fossem retirados da cruz no “sábado” pois era grande o dia de sábado, rogaram a Pilatos que lhes quebrassem as pernas, e fossem retirados". (João 19:31).
Fica claro que João chama a páscoa de sábado.

Na Bíblia NVI diz "UM SÁBADO". Veja: “Era o Dia da Preparação e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Como não queriam que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e retirar os corpos.” (João 19:31/NVI).

“Isto mostra que Jesus foi crucificado um dia antes do chamado "grande dia de sábado". Este era o sábado, sétimo dia da semana? Não, não era. Não podia ser, porque o sábado semanal designado como descanso nos Dez Mandamentos, nunca se lhe chamou ou referiu como sendo "um grande dia" (Relato do Site israelitas da nova aliança).

Através da bíblia chegamos a conclusão que era o sábado da páscoa.

Então, Era o dia da preparação, e ia começar o sábado da páscoa, não o sábado da semana. Logo o dia da preparação não era sexta feira. Não é mencionado a palavra sexta feira ou sexto dia em relação a morte de Jesus, podemos confirmar que era a páscoa.

Na semana que Jesus morreu teve 2 sábados. (2 feriados).

a) Um sábado festivo -> A páscoa.
b) Um sábado semanal -> O sétimo dia da semana.

Observe na parte de baixo do gráfico:



Jesus morreu na quarta feira, 14 de Abibe (Nisã) às 3 horas da tarde e foi sepultado ao pôr-do-sol deste mesmo dia.
__________________________________________________________________

Se considerarmos que Jesus morreu na Sexta feira, temos que anular as passagens ditas por Jesus em (MATEUS 12:38-40); (MATEUS 16:4); (LUCAS 11:29); (JONAS 01:17). Será que podemos anular partes da Bíblia???

O “X” do problema é:
Como Jesus morreu na sexta feira e ficou 3 dias e 3 noites na sepultura e ressuscitou no domingo? Lembrando que o domingo não conta, porque ele já havia ressuscitado. Esta interpretação é vaga.

O objetivo deste post, é dizer que as palavras proferidas em Mateus são verdadeiras e se cumpriu, não importa idolatrar nenhum dos dias do sacrifício de Jesus, o que importa é que ele morreu por mim e por você. Glorificado seja o Deus eterno e imortal, glorificado seja Jesus Cristo o nosso salvador. Amém!!!
Roberto C. de Carvalho. www.xglobo.blogspot.com
__________________________________________________________________

Comentários:

Veja o comentário do site “Congregação Israelita da Nova Aliança”.

É verdade que o Mashiach (Messias) ensinou que deveríamos recordar Sua morte. Para isso, Ele mesmo instituiu uma cerimônia que cobrisse este propósito, ao qual Paulo se refere como "A CEIA DO SENHOR" (1 Cor. 11:20), e essa é uma noite em que se tomam o pão sem fermento e o sangue das uvas como símbolos de Seu corpo rompido e sangue derramado.

Yeshua (Jesus) Mashiach instituiu este serviço durante a noite em que foi traído (a mesma noite do dia em que foi crucificado) e não no dia em que ressuscitou, portanto, tomar a comunhão no domingo é também sem justificação escritural. Parece que os que crêem que o Mashiach foi crucificado na sexta-feira, deveriam ao menos tomar comunhão neste dia (porém, tão pouco é assim).

A "sexta-feira santa" é outra instituição dos homens. O Mashiach não foi crucificado na sexta-feira, como claramente mostramos (mas sim, na quarta-feira). De qualquer forma, isto não significa que a quarta-feira. é o dia que se deve observar sempre como o dia da sua crucificação.
A data da crucificação é a mesma, porém o dia da semana em que cai é variável, assim como os aniversários caem em dias diferentes da semana em cada ano, da mesma maneira o aniversário da crucificação vem em dia diferente em cada ano.

Observações:
O próprio Jesus ensinava que ressuscitaria depois do 3 dias.Veja:
(Mc. 09:31/Mc. 08:31) "porque ensinava a seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e morto ele, depois de três dias ressurgirá."

Jesus passou 3 dias completos no túmulo conforme ele profetizou: “pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. (MATEUS 12: 38-40).”

Atenção!!! Para descobrir o dia que Jesus morreu não precisamos usar calendários. Isso é enrolação. Devemos usar apenas a semana, pois desde a criação do mundo a semana é a mesma.

* Alguns adicionam horas e minutos para calcular a morte de Cristo, porém Jesus não citou horas nem minutos, não podemos colocar informações que não estejam na bíblia. Jesus disse: “O sinal é o de Jonas”. Fique com Jesus.
Roberto de Carvalho. www.xglobo.blogspot.com




Informações:

01) O que é “dia” conforme a bíblia?
02) Em que “dia” Jesus ressuscitou?
03) O que é “sábado”?

Um comentário:

  1. Outro artigo interessante sobre o assunto:
    http://gracamaior.com.br/estudos/ibsd-x-outras/131-jesus-nao-ressuscitou-no-domingo.html

    ResponderExcluir

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.