22/05/2008

Taj Mahal


História de um mundo distante.

A muito, mas muito tempo atrás, um príncipe passeava pelas ruas de uma cidade.

Ao caminhar, o príncipe observava tudo com muita atenção quando rapidamente seu olhar foi roubado, olhava na direção de algo que o hipnotizara, sua respiração paralisou pois havia encontrado sua alma gêmia. Aproximou da moça e beijou a sua mão, conversaram por alguns instantes.
Conta a história que Shah ficou tão encantado pela moça que no mesmo instante comprou um anel de diamante de 10.000 ruppes e a presenteou. Conversando com seus pais ficaram noivos, Estava tudo dando certo, mas tiveram que esperar 5 longos anos até que os astrólogos da corte decretassem que as estrelas estivesse adequadamente alinhadas para o casamento real acontecer. Durante esse tempo Shah e Mumtaz jamais se encontraram. Jamais viram um ao outro, mas o amor permaneceu forte. Até que um belo dia os astrólogos deram o sinal que as estrelas se alinharam e o casamento real aconteceu. Tudo era belo, a beleza de Mumtaz Mahal e Shah Jahan era arrebatadora. Após o casamento os dois se tornaram inseparáveis. “Poetas reais escreveram que a beleza de Mumtaz fez a lua esconder a sua face.” Era muito generosa e dedicada. O povo a amava. Todos os dias fazia listas para ajudar pessoas desamparadas, órfãs e viúvas, sempre certificava se suas necessidades foram atendidas.
Mumtaz deu a seu marido muitos filhos e Shah desfrutava de uma existência maravilhosa com sua esposa. Quando o Shah teve que ir a uma expedição militar contra forças rebeldes no sul da Índia, sua rainha insistiu em ir também embora estivesse grávida. Foi durante esta campanha que ocorreu a tragédia.
Depois de dar à luz seu décimo quarto filho, Mumtaz morreu. Shah ficou arrasado. Trancou-se em seus aposentos e recusou a comer. Ficou chorando em seu leito por oito longos dias e quando finalmente surgiu, parecia ter envelhecido vários anos. Toda a corte chorou a morte da rainha por 2 anos. Durante esse período, não houve musica, festas ou celebrações de espécie alguma em todo o reino. Sua amada havia ido embora. O amor que parecia eterno havia partido. Mas esse homem encontrou um jeito de imortalizar sua paixão. Decidiu construir para sua esposa, algo tão lindo quanto o amor que os uniu. Assim, o Taj Mahal foi construído. Um lidíssimo monumento de amor para repousar o corpo de sua amada, a Rainha Mumtaz Mahal.
Pedras de marfim colorida, delicadamente entalhadas e perfeitamente proporcionais; redoma e torre erguida sobre a planície de Agra na Índia. Tremulando ao sol ao lado do Rio Juma, está o monumento mais celebrado do mundo. O Taj Mahal.
Não se sabe ao certo quem foi o arquiteto, mas reuniram-se em Agra as maiores riquezas do mundo. O mármore fino e branco das pedreiras locais, Jade e cristal da China, Turquesa do Tibet, Lapis Lazulis do Afeganistão, Ágatas do Yemen, Safiras do Ceilão, Ametistas da Pérsia, Corais da Arábia Saudita, Quartzo dos Himalaias, Âmbar do Oceano Índico. A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente. O palácio mede 580 metros de comprimento e 304 metros de largura, e levou 22 anos para ser construído. Sua beleza arquitetônica é revelada no amanhecer e no pôr-do-sol. O Taj Mahal parece acender na lua cheia.

Esta é a linda História de amor do príncipe Shah Jahan e da princesa Mumtaz Mahal.
VEJA AS FOTOS --> (clique aqui para ver as fotos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.