22/05/2008

Gel pode substituir camisinha na prevenção da aids


Pesquisa de cientistas britânicos e americanos publicada na revista científica "Nature" mostra que uma nova alternativa no combate à Aids está muito próxima de ser desenvolvida. Os cientistas elaboraram um gel microbicida que agiria da mesma forma que a camisinha. O gel, que contém um anticorpo humano, foi introduzido em vaginas de macacas e se mostrou capaz de protegê-las por sete horas da infeccção do vírus HIV.
Os cientistas ficaram bastante otimistas com os primeiros resultados e agora irão aprofundar os estudos para conseguir comprovar a eficácia do produto, que, caso seja detectada, pode ser um importante aliado das mulheres para evitar a doença.
Com a utilização do gel, a disseminação da Aids pelo mundo, principalmente na África, onde se concentra o maior número de infectados, poderá ser controlada mais facilmente. A mulher, que nos últimos anos tem contraído mais o HIV do que os homens, poderá contar com a proteção do gel, caso o parceiro se recuse a usar preservativo. Como o uso do produto depende somente da vontade da mulher, isso provavelmente reduziria o número de infecções.
Os estudos ainda querem ampliar a atuação do gel, que poderá ajudar na prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorréia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.