22/05/2008

Dízimo: Contribuição da Lei ou da Graça?


Menu


Jesus Comparou Dízimo a um Mosquito e afirma que ele é da lei. (Jesus estava falando para os gurdadores da lei, escribas e fariseus hipócritas).

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Condutores cegos! que coais um mosquito (dízimo) e engolis um camelo (o juízo, a misericórdia e a fé). Mateus 23: 23-24


(Artigo de autoria da Engª. Luciana R. A. Viana)

Para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. (I Timóteo 3:15)
O objetivo deste estudo não é o de se contrapor ao dízimo, mas de esclarecer a verdade da forma certa de como contribuir pela graça, não por coação psicológica e doutrinária, utilizada por muitos líderes de igrejas, através de versículos da lei judaica, mas sim contribuir sem constrangimento exposto em (II Coríntios 9:7).
O cristão não é obrigado a dar o dízimo, nem por medo do “devorador” (Malaquias 3:11) ou de ser amaldiçoado, porque o dízimo é um mandamento da lei judaica, além disso, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo e Ele já nos abençoou com todas as bênçãos nas regiões celestiais (Romanos 8:1) e (Efésios 1:3). Nem rouba a Deus o cristão que não dá o dízimo... não temos o dever de chamar de ladrão a quem Jesus libertou, se ele contribui com 0% ou 100% é uma atitude pessoal, ele é livre para decidir. Jesus condenou a atitude dos judeus escribas e fariseus que dizimavam até o cominho e não ofertavam o seu amor ao próximo. (Mateus 23:23), infelizmente, muitos cristãos têm repetido esta mesma atitude.
Não há um só versículo no Novo Testamento, que registre a obrigatoriedade do cristão dizimar.
Por outro lado, se o cristão deixa de contribuir(ofertar, doações) ou diminui esta contribuição, por que descobre que não é obrigado, está agindo de má fé para com Deus, como fez Ananias e Safira, ele deve contribuir sim e feliz porque sabe que pode fazê-lo por amor a Deus e não por imposição de homens, e segundo o que propuser em seu coração. Toda a contribuição para a Igreja era feita unicamente através de ofertas e partilha de bens. Nós, cristãos, devemos ter o cuidado de não ficarmos como passarinho no ninho: obrigados a engolir o que colocam na nossa boca.
Pela Lei, o dízimo era destinado à tribo levítica, aos sacerdotes desta tribo.
Eles recebiam e se mantinham dos dízimos, porque não tinham herança e cuidavam do Templo de Deus, a Casa do Senhor, para onde os dízimos eram levados (Números 18:21/30). O Templo foi destruído e não existem mais os sacerdotes levitas, e Jesus é da tribo de Judá e não da tribo de Levi por isso Jesus não pediu dízimo. Pela Graça, a instituição do dízimo é ilegal e sem respaldo bíblico, porque todos nós somos sacerdotes de Cristo. (Apocalipse 1:6), pois não há mais necessidade desta tribo sacerdotal. O Dízimo foi estabelecido para os judeus; não para a igreja de Jesus Cristo. (Hebreus 7:5).
Devemos compreender a diferença entre contribuir em LEI e o contribuir em GRAÇA, para não ficarmos debaixo de maldição, e obrigados a guardar toda a lei, se escolhermos seguir um mandamento dela, como disse o apóstolo Paulo em (Gálatas 5:3/4), pois quem cumpre um mandamento da lei é obrigado a guardar toda a lei, ensina-se que o velho testamento já passou, mas quando querem pedir o dízimo volta a ler Malaquias no velho testamento.
Somos servos do Senhor Jesus, não escravos de homens. (I Coríntios 7:23); (Gálatas 5:1) e foi para a liberdade que Ele nos chamou.
Na Lei, o DÍZIMO era a causa principal da bênção do povo judeu e a bênção era consequência deste DÍZIMO (Malaquias 3:10). A maneira certa do povo judeu contribuir na LEI era dando o Dízimo para ser abençoado.
Na GRAÇA, o Sacrifício de Cristo é a causa principal da bênção do povo cristão.
Paulo, em (Efésios 1:3) nos afirma que Deus nos abençoou “EM CRISTO”, não “EM DÍZIMO”, por este motivo, a maneira correta do povo cristão contribuir em GRAÇA é no uso de (II Coríntios 9:7), porque abençoados já somos.
Ao invés de incentivar os cristãos, com amor, a contribuírem na casa de Deus, muitas autoridades dizem que não o obrigam o pagamento do dízimo, mas usam textos do antigo testamento, como: ...repreenderei o devorador; ...roubais ao Senhor nos dízimos.. etc, que produzem temor nas pessoas e medo de maldição, porque tais autoridades dependem de altos salários pagos pelas igrejas ou têm receio que a obra do Senhor seja prejudicada se não houver imposição ou, por despreparo repetem os erros dos outros líderes, a todos faltando fé suficiente de que Deus prosperará a igreja, através da contribuição espontânea dos irmãos, como ocorria na igreja primitiva. O resultado disso tudo é o engano, o desvio da Verdade.
Cristo não colocou “VINHO NOVO”(A GRAÇA) em “ODRES VELHOS”(A LEI). (Marcos 2:22).
1. Jesus estabeleceu tudo novo e jogou fora o que era velho (Gálatas 4:30); (Hebreus 8:13). Não podemos fazer do cristianismo uma seita judaica. Paulo afirma (Gálatas 2:14). Toda esta confusão sobre o Dízimo seria erradicada do nosso meio se nos empenhássemos mais em conhecer profundamente a Palavra, sermos adultos na fé e não meninos. (Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus? )
Se quisermos nos aprofundar na Palavra, devemos confrontar sempre o que as pessoas ensinam com o que a Bíblia realmente diz (I João 2:27), fazermos como os crentes de Beréia.

Como contribuir? Em Lei ou em Graça?

Para você entender melhor, usamos o seguinte exemplo:
O Adultério
Na Lei: Para não adulterar, o meio utilizado foi o apedrejamento (Levítico 20:10).
Na Graça: Para não adulterar, o meio utilizado foi o amor a Cristo (II Coríntios 5:14).
Contribuição
Na Lei: Para contribuir, o meio utilizado foi o medo do devorador (Malaquias 3:10/11).
Na Graça: Para contribuir, o meio utilizado é o amor a Cristo (II Coríntios 9:7).
No Adultério e na Contribuição, mudou o meio, mas o objetivo foi o mesmo: Não adulterar e sempre contribuir.
É isto que Deus quer revelar à sua igreja. Você vive debaixo da GRAÇA e não debaixo da LEI. Porque quando se faz uso da lei estando em graça, para alcançar certo objetivo, mesmo que certo, mas se o meio utilizado estiver errado, o resultado é a separação de Cristo e o cair da graça, sendo assim, a pessoa é obrigada a cumprir toda a lei, como nos afirma o Espírito Santo através de Paulo em (Gálatas 5:3/4). É por este motivo que se torna um erro gravíssimo o uso de (Malaquias 3:10) em plena GRAÇA em que vivemos, neste sentido (Malaquias 3:10), tornou-se no meio evangélico, “o pezinho de coelho” e “ferradura da sorte” para muita gente, principalmente para o Sistema Religioso atual, que não consegue viver por fé, porque a fé não é de todos (II Tessalonicenses 3:2) é só dos eleitos de Deus (Tito 1:1). Muitos chegam até ao absurdo a constranger o irmão ou irmã, expondo-o à vergonha de ter o seu nome numa relação de não dizimistas pregada na porta da igreja, quando não, tiram-lhe o ministério ou o discriminam, mas quando é um(a) irmão(ã) que dá um dízimo elevado, este, muitas vezes, é o mais honrado na igreja.
Notemos que O Deus que fala em (Malaquias 3:10), é o mesmo que diz em (Malaquias 2:16) “... Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel...” e quase não ouvimos falar deste assunto nas igrejas. Repetimos: não se faz aqui, apologia à AVAREZA, porque isso não é de Deus e os avarentos,(povo e líderes, pastores, padres etc.)diz a Bíblia, não herdarão o Seu Reino, podemos dar até tudo o que temos, por amor, ao Senhor e isto alegra o coração de Deus: como alegrou o coração de Jesus observar a viúva pobre que deu tudo o que tinha. O que é errado é a forma escandalosa e nada cristã, relativa às contribuições. O crente em Jesus dá com alegria e amor, até mais de 10%, se puder.
O DÏZIMO passou a ser a única tradição judaica que o Sistema Religioso vem mantendo até hoje no seio da Igreja gentílica. Não é um absurdo???
Fazem uma lavagem cerebral religiosa porque o dízimo é a galinha dos ovos de ouro para muitos: é a única tradição que traz estabilidade financeira, mas não para Deus, porque Ele de nada necessita, pois é o dono de todas as coisas. Nem tampouco é servido por mãos humanas, (Atos 17:25).
Infelizmente, muitas igrejas têm se tornado bem parecidas com a Antiga Igreja Romana, que usava as indulgências como fonte de lucro, induzindo os fiéis a contribuírem por medo da maldição, a comprarem sua salvação do Inferno e do Purgatório. Se um crente amaldiçoado pelo falta do seu dízimo, é ladrão, como pode estar liberto? Isto nos faz julgar o irmão e afirmar que o sacrifício de Cristo não foi suficiente na sua vida, como faz a Igreja Romana.
Pare !... Confira na Palavra e reflita sobre tudo o que foi escrito aqui, Não permaneça debaixo da lei, mas se dizimar, faça-o com uma consciência liberta, mesmo que preguem ou façam o contrário.
A Verdade deve sempre prevalecer, como disse o apóstolo Paulo: “Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?” (Gálatas 4:16); (Romanos 7:4); (Gálatas 5:1).


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> COMENTÁRIOS: <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
*===*===*===*===*===*===*===*===*===*===*===*===*===*===*===*===*

igreja.terrasanta@terra.com.br disse...

É tendo o ponto de vista e interpretação de vsa Roberto de Carvalho, que existe tantas pessoas que servem a Deus, pobre materialmente e até espiritualmente. Já não bastasse a falta de fé, agora vem a falta de vontade. Malaquias 3:10 fala a respeito de mantimentos, e não carros de luxo, templos ostentosos e nem milhonários horários em TVs, considero que o que vsa expos, nada mais é que um desabafo ao que se faz com o dinheiro do povo, mas minha visão e á pratico é a prestação de contas a junta de 05 pessoas formada pelo "povão" e 3 tesoureiros.
Um forte abraço,

Pr. Cabral - Igreja Terra Santa
24/7/08


Roberto de Carvalho disse...

Meu caro Pr. Cabral da Igreja Terra Santa, o objetivo deste texto é mostrar que o dízimo não é obrigatório, pois Jesus nunca pediu dízimo e nem ofertas, somente recebeu ofertas voluntárias. A Bíblia não relata que ele deu dízimo e nem ensinou seus discípulos dizimar, Jesus pagou até impostos mas não deu dízimo. Se tentar recorrer ao dízimo de Abraão, lembre-se que Abraão deu um dízimo voluntário e não obrigatório, e esta prática não foi vista em seus descendentes, como Isaque etc. O dízimo era a décima parte das colheitas, frutos, e animais do rebanho (LEVÍTICO 27:30,32,34). Apesar de existir dinheiro naquela época o dízimo não era dado em dinheiro (GÊNESIS 17:23). Mas o que a palavra de Deus relata é a venda do dízimo por dinheiro (DEUTERONÔMIO 14:24). Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
25 então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher.
26 E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa.).
Portanto, segundo a palavra de Deus, o dízimo não é obrigatório no novo testamento e nunca foi dado em dinheiro.
E lembre-se, Jesus disse: de graça recebeste de graça dai (MATEUS 10:7) e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
8 Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
9 Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos;
10 nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu “alimento”.
A prosperidade que Jesus pregou foi: Salvação e Vida Eterna. (Veja assuntos relacionados no menu “Dízimos” na página inicial, ou no ícone “JesusXdinheiro”.)

9 comentários:

  1. Anônimo19/6/08

    Beto, Muito interassante o seu comentário ...está fundamentado dentro das escriuras sagradas.

    Jocy Paulo

    ResponderExcluir
  2. Jesus nunca chamou de “desobediente” de “infiel” “rebelde” quem não dava dízimo, estes termos eram para os guardadores da lei de Moisés, mas chamou de hipócrita que dava o dízimo em (Mat. 23:23-24), (Jesus em Mat. 23:23 estava falando para os grudadores da lei, escribas e fariseus hipócritas que guardavam a lei de Moises mais só guardavam o que lhes interessava, Jesus não estava falando aos discípulos e nem a cristãos “Jesus não recebeu dízimo, não deu dízimo, nem ensinou os discípulos a dizimar ). Jesus disse: que o mandamento resume em amar a Deus e amar o próximo, por que volta a citar lei de Moises. A lei de Moise acabou

    JOÃO 01:
    17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

    ATOS 13:
    39 E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê.

    II CORINTIOS 03: 15 sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles.

    JOÃO 06:
    32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu).

    HEBREUS 10:
    28 Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas;

    Aleluia Jesus é o fim desta lei:

    ROMANOS 10:
    4 Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.

    GÁLATAS 03:
    10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
    13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós.

    Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hebreus 7:12)
    O sacerdócio hoje não é mais o levítico estamos no sacerdócio de Cristo. Fique com Jesus

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20/9/08

    Quando oferecemos o dízimo, por amor a Deus, o céu se abre e muitas bênçãos são derramadas. O amor de Deus invade todo o nosso ser, transcendendo o visível, fazendo-se percebido nas ações mais condizentes com o cristão: de fraternidade, justiça, paciência, humildade, alegria, coragem, fortaleza.

    ResponderExcluir
  4. Ler "Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro", para a igreja de Cristo, pode mandar o dízimo para o endereço do templo Judeus. Pense nisso.
    -> www.xglobo2.blogspot.com/2008/09/dzimo-onde-casa-do-tesouro.html

    ResponderExcluir
  5. Anônimo30/9/08

    Que legalismo é esse, que Deus só abençoa quando a contribuição é no minimo 10 por cento? será que Deus não abençoa com qualquer percentual, conforme menciona paulo em 2] Cr. 9.7? Leiam o livo "o dízimo e a graça" no site www.odizimoeagraca.com, e ficarão totalmente esclareccidos.

    ResponderExcluir
  6. Irmãos pela fé em Cristo seremos justificados e não pela fé em Cristo + Dizimos. Abram seus olhos.
    A lei de Cristo é a Lei da Liberdade e não a de obrigatoriedade.
    Se voces olharem para Abel e Caim, os Dois eram servos de Deus e Caim levou do fruto da terra uma oferta ao Senhor, e Abel ofertou também dos primogenitos das suas ovelhas.
    Mas o Senhor recebeu a oferta de Abel mas não gostou da oferta de Caim. Não necessariamente por causa da diferença que de um eram as primicias e de outro não, mas sim, por que um ofertou de coração e outro não.
    De que adianta voce dizimar por obrigação e não de coração? Você não é obrigado a servir a Deus.
    E que maldição há para os que não dizimam por obrigação e sim por amor a Deus? (voluntariamente). Afinal, nenhuma maldição há para os que estão em Cristo Jesus.
    Ou será que tem alguma maldição se eu não dizimar? (por obrigação).
    Antes o Amor ou a Obrigação?

    Todos nós sabemos que para a palavra do Senhor ser estendida e chegar a todos é necessário abrir novas igrejas, evangelizar e ir até onde a palavra ainda não chegou, por isso é necessario que estejamos atentos a dizimar e ofertar, mas não por obrigação e sim por amor a Deus para que a obra de Deus possa crescer e que todos venham a receber a palavra da salvação. O Senhor age por meio de Nós. Mas que amor ao próximo pode ter, em uma pessoa que recebe a palavra da Salvação e não a passa adiante? ou seja, que não queira que ela saia do seu bairro, da sua cidade e vá para outros estados e paises? Todos temos que saber que é necessario dinheiro para isso, e esse dinheiro vem voluntariamente atraves daqueles que verdadeiramente tem amor a Deus, mas não um amor obrigatório e sim um amor que verdadeiramente vem da parte de Deus.

    Estou de total acordo com o que no blog está escrito, está de total acordo com as escrituras através da graça de Cristo.

    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/5/09

    Esta claro que estes pastores de hoje enganam os crentes para dar o dizimo porque o dinheiro doado para a igreja e para manter os altos salarios de executivos que estes pastores determinam a si mesmos.Eles nao dao satisfacao para os membros de que forma o dinheiro arrecadado e usado.Eu sei disso porque pertenci a uma destas igrejas(Ass,Deus) e servia como diacono mas por ordem do pastor presidente, que desfruta de um alto salario, tive que devolver o cargo de diacono e a carteira por nao ser dizimista porque aprendi do Senhor que o crente esta debaixo da graca e nao da lei.Mas oro para que Deus abra os olhos dos crentes e passem a fiscalizar o dinheiro arrecadado pela igreja e sejam arrancados da boca destes pastores gulosos que nunca se fartam , que moram em condominios fechados e luxuosos, carros carissimos, viagens para todo lugar , e alguns possuem ate motoristas e segurancas, alem de seus altos salarios de executivos ditados por eles mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo26/3/10

    Paulo diz em galatas que todos que obedecer a lei da graça tem caido .Misericordia prefiro ser criticado por não ser dizimista do que cair da graça.Amem

    ResponderExcluir
  9. afonso26/3/10

    parabens prefiro tambem ficar na graça.

    ResponderExcluir

Olá amigo (a),Seja objetivo, faça um comentário pequeno.